top of page

Conheça a história do franchising no Brasil

Após se solidificar nos EUA em 1850, através da fabricante de máquinas de costura Singer como o primeiro contrato assinado no modelo de franquia, o franchising chega ao Brasil em 1960, a partir das redes norte-americanas de ensino de idiomas CCAA e Yazigi.


As primeiras franqueadoras que vieram para o Brasil aplicavam o know-how da marca utilizando uma espécie de material didático, pois o franchising não contava com definições claras e não era estruturado como hoje.


Já na década de 70 o crescimento das franquias se tornou evidente, quando as mesmas se tornaram mais organizadas e coesas. Nessa época, marcas como O Boticário, Ellus e Água de Cheiro aderiram a essa modalidade de negócio.


Mas foi na década de 80, quando o McDonald’s abriu a sua franquia no Brasil, seguido de outras marcas internacionais que vieram estimuladas pela construção dos shoppings centers e pela expansão das lojas no interior do país, que houve uma explosão do franchising.


Então, em 1987 surge a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em decorrência do grande número de empresas que começaram a adotar esse modelo de negócios. A ABF serviu para organizar a atividade do ponto de vista legal, com a criação de uma legislação para reger o contrato de franchising e também outras providências legais para o modelo. Também chamada de lei de franquias, a Lei nº 8.955/1994 potencializou ainda mais a adesão do franchising no Brasil.


Nas décadas seguintes houve um crescimento considerável no setor que foi impulsionado pelo aprimoramento das técnicas de gestão, de repasse de conhecimento e dos primeiros usos da tecnologia para auxiliar na gestão das redes.


Agora, vemos cada vez mais os franqueados envolvidos no futuro das franqueadoras e participando ativamente de suas decisões estratégicas. A tendência é que esse modelo de negócio cresça, pois já demonstrou a capacidade de recuperação do setor em um ambiente desfavorável a seu crescimento.


Gostou saber um pouco mais sobre as origens das franquias no Brasil? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e inspirador para você.


Não esqueça de entrar em contato com a GNM Consultoria para conhecer as melhores oportunidades de investimento que o franchising oferece!






2 visualizações0 comentário
bottom of page