top of page

Entenda como o Franchinsing está em amplo crescimento

Atualizado: 18 de ago. de 2022

O setor de franchising prova que consegue se manter em crescimento mesmo em um ano cheio de obstáculos e acontecimentos negativos que afetam a economia mundial. No segundo trimestre de 2021, o ramo de franquias cresceu 48,4%, segundo dados da pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em termos de faturamento, foram R$185 bilhões no mesmo ano.


O mercado que mais cresceu foi o de hotelaria e turismo, com um índice de 15,8%. O Brasil atingiu o número de 170.999 unidades franqueadas, incluindo lojas físicas, franquias digitais e outros modelos.


A alta da inflação, redução de empregos, perda de poder de compra de muitos consumidores e diversos outros fatores, não impediram a recuperação do setor em um ambiente desfavorável a seu crescimento.


Os bons resultados e a maturidade do mercado de franchising são atingidos pela dedicação de franqueadores e franqueados, incluindo cuidados redobrados e foco na obtenção de resultados.

Os 5 segmentos que mais cresceram foram: hotelaria e turismo; serviços e outros negócios; alimentação; entretenimento e lazer; casa e construção. Além disso houve um aumento de 12,1% de empregos diretos em 2021 em relação a 2020.

Com o aperfeiçoamento das tecnologias e ganho de eficiência para o sistema de franchising, somado à retomada da vida social, liberação das medidas restritivas e retomada do consumo pelos brasileiros, os resultados para 2022 são ainda mais otimistas, o que traz mais segurança para investir.


Veja as previsões do setor:

  • Aumento de 9% no faturamento – projetado para mais de R$ 201 bilhões;

  • Aumento de 5% nas redes de franquias para 3.026 modelos de negócio;

  • Aumento de 7% em unidades de franquias – projeção de 182.969 unidades;

  • Geração de 1.481.885 empregos – aumento de 5%.

Os setores que mais se destacaram no cenário das franquias brasileiras foram: entretenimento, lazer, hotelaria, turismo e alimentação. Outros devem permanecer em expansão como: delivery, e-commerce e as dark kitchens (restaurantes com atendimento exclusivo para delivery).

Aproveite que o setor está aquecido e venha para o mundo do empreendedorismo!


Não esqueça de entrar em contato com a GNM Consultoria para conhecer as melhores oportunidades de investimento que o franchising oferece!



2 visualizações0 comentário
bottom of page