Entenda o que é franchising e quais as suas vantagens para o franqueado


O franchising é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida peloproprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado), assim ele adquireo direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. As franquias funcionam da mesma maneira e qualidade independente da região e é essa padronização que fundamenta o franchising.


A franquia é um dos modelos de negócio mais confiáveis para os empreendedores, pois permite o uso de uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo assim os riscos e problemas de administração.


Os franqueados tem a possibilidade de beneficiarem-se da vantagem competitiva do seu franqueador, por seus produtos/serviços já terem sido testados no mercado.


Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.



O franqueador já tem habilidades para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio, evitando riscos financeiros e visando expansão do mesmo.


O franqueado aproveita a vantagem competitiva do franqueador que conhece o perfil dos clientes, além de ter informações relevantes sobre o melhor processo de produção e/ou venda e das estratégias dos seus concorrentes.



O marketing também fazem parte do rol de benefícios do franchising, pois o franqueador é responsável pelo marketing geral da rede a partir de uma taxa paga pelos franqueados.


Assim, o know-how dos processos operacionais, administrativos e financeiros da rede franqueadora, faz com que o franqueado precise se preocupar apenas em atingir o maior desempenho possível dentro do padrão de qualidade estipulado.



1 visualização0 comentário