A taxa de vacância em Shopping Centers chegou a 10% durante a pandemia, o que foi acentuado pelo aumento dos preços dos aluguéis nos shoppings e hoje essa taxa está em torno de 6,5%.
Com o afrouxamento das medidas sanitárias e da vacinação, os lojistas tem registrado o aumento da taxa de ocupação.
Glacuo Hamai, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Center) diz que o ano de 2022 deve ser visto com otimismo e cautela. Ele acredita que esses resultados positivos devem desacelerar ao longo de 2022 e devem voltar com força no final do ano devido às eleições, à Copa do Mundo, Dia das Crianças e Black Friday.
A retomada da abertura dos shoppings, da economia e da circulação de pessoas fez com que os lojistas voltassem e que a vacância durante a pandemia fosse um movimento momentâneo.
Veja alguns dados que comprovam
A Multiplan fechou o primeiro trimestre do ano com 110 lojas novas;
A BrMalls teve taxa de ocupção de 97%, a maior dos últimos anos;
A Alliance Sonae aponta taxa de ocupação de 96,6% nos primeiros meses de 2022.
Em contrapartida está ocorrendo um rearranjo nos espaços ocupados pelas lojas nos shopping centers. A tendência, segundo especialistas, é de que as lojas compactas prevaleçam sobre as megalojas. Esse movimento, além de reduzir o custo operacional, virou peça-chave na aproximação com o consumidor por conta do crescimento do e-commerce e da própria pandemia.
Comments